25 de jun. de 2009

TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE SARNEY MAS TINHA MEDO DE PERGUNTAR

Tudo o que você sempre quis saber sobre Sarney mas tinha medo de perguntar

(Everything You Always Wanted to Know About Sarney But Were Afraid to Ask)

Não dá prá escrever tudo sobre a vida de um sujeito como o Sarney; não dá prá desvendar os meios pelos quais ele adquiriu tanto poder a partir de um Estado como o Maranhão; não dá nem prá supor como ele consegue ser membro da Academia Brasileira de Letras se seus livros não são vendidos, não são lidos, não estão presentes nas livrarias, não são exigidos em vestibulares, não são comentados e nem os mais tarados em literatura sabem que livros o Sarney escreveu; Sarney vira vice-presidente da República em 1985 indicado pelo Frente Liberal para compor chapa com Tancredo Neves na Aliança Democrática, o que, no mínimo, foi um processo conturbado e cheio de arestas; foi presidente do Senado de 1995 a 1997 e de 2003 a 2005 e hoje é novamente presidente daquela casa, vaga que conseguiu através de esquemas do jogo político, nada claro, cujas cartas foram dadas por seu colega de partido, o senador Renan Calheiros (sujeitinho das Alagoas que ocupa destaque no ranking das maracutaias políticas oriundas de Brasília); Sarney também foi governador do Maranhão de 1966 a 71 e senador por esse mesmo Estado de 1971 a 1985, ou seja, o cara era político em cargos de destaque em plena Ditadura Militar... aí têm coisas e essas coisas dão mostra de seu caráter político, agora mais do que nunca, diante dos escândalo que envolvem o Senado e o famoso esquema dos ATOS SECRETOS (ver também Agaciel Maia).

Não dá prá falar em José Sarney sem falar em sua filha Roseana Sarney, hoje governadora do Estado do Maranhão e, diga-se de passagem, a perdedora das eleições em 2006. Como isso é possível? Segundo consta, a chapa de Reseana entrou com uma ação no TSE contra a chapa do vitorioso Jackson Lago (PDT) e este se lascou mediante Eros Grau e companhia. Mas a vida política dessa nobre Sarney não pára por aí, só a citar, ela foi flagrada em 2006 com "dinheiro vivo" em gaveta de seu escritório, onde tudo foi contado e alegado como sendo dinheiro da gaveta e pronto e acabou, mas aí acabou também a sua candidatura à presidência.

Voltando a falar em Sarney, pai, membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, hoje com 22 livros escritos, é o membro mais antigo da Academia, ou seja, que maracutaia ele armou prá ser aceito não se sabe e quem possivelmente sabia já morreu. Dos 22 livros do Sarney, acho que nem ele leu todos.

Foi presidente da República num período tão importante para os nossos sonhos de consolidação da democracia, onde lança o Plano Cruzado em fevereiro de 1986, que não apenas fracassa na nossa já detonada economia, mas também deixa seqüelas onde iniciativas privadas buscam na Justiça até hoje a reparação das perdas monetárias sofridas. O governo Sarney era prá ser o modelo de transição da Ditadura Militar para a Democracia, mas serviu prá consolidar o poder de sua família no Maranhão e como se isso não fosse suficiente, o camarada se transforma em Senador pelo Estado do Amapá, dando provas claras de que corrupção político-eleitoral é coisa que não dá em nada naquelas bandas desse país.

José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, que depois vira José Sarney de Araújo Costa, foi um verdadeiro pulador na selva política em tempos de Ditadura Militar. Integrou o UDN no Governo de Jânio Quadros, mas quando João Goulart (o Jango) assume o poder e sofre o golpe o nosso atual ilustre Senador do Amapá passa a presidir a ARENA (partido da Ditadura) e depois o PDS, era o homem de confiança do Castelo Branco, sendo inclusive alertado a não ir ao famoso comício da Central do Brasil, onde explodiu uma bomba. Aplaudiu como um verdadeiro papagaio de pirata a instauração do AI-5, instrumento de maior repressão do governo brasileiro. A idéia dos prefeitos, senadores e governadores biônicos partiu desse nobre senhor que hoje se acha acima da Constituição. Nesse episódio, Fernando Collor sai da praia de Copacabana onde gozava de uma verdadeira vida de playboy entre as ruas Siqueira Campos e Santa Clara para ocupar o cargo prefeito biônico da Cidade de Maceió, indicado por Sarney, valho amigo do pai do Collor, imperador das comunicações em Alagoas, jornalista Arnon de Mello.

Durante o processo de escolha prá vice-presidente de Tancredo Neves, o acordo entre representantes da suposta redemocratização e representantes do poder militar (ditadura) não confiaram em Paulo Maluf prá ser o vice-presidente. Naquele momento a figura mais confiável, ou seja, que seria capaz de vender a própria alma ao diabo em troca de poder era o José Sarney. Assim ele se torna presidente da República com a morte nada chorada do então Tancredo. Mas o que o Tancredo havia feito no Brasil prá ser o baluarte da democracia? Esse é uma outra questão.

Afirma-se na boca grande que Sarney dá as cartas na Eletronorte, BNDES, Ministério das Comunicações, Correios. Afirma-se também que o Senador Sarney é sócio de um banco em Miami e foi sócio do extinto Banco Santos e que tem sociedade de uma indústria de automóveis na Índia e de um shopping na avenida mais movimentada de São Luís do Maranhão.

Não cabe aqui ressaltar cada um dos apadrinhados de Sarney no esquema dos Atos Secretos do Senado Federal, cada um dos seus sobrinhos, netos, primos, familiares, amigos, amigos de amigos. Isso tornaria a matéria redundante e enfadonha, dado que os meios de comunicação que não são controlados pelos Sarney falam diariamente de suas artimanhas.

Restam apenas algumas coisas no universo das possibilidades: que Sarney seja julgado por cada crime cometido; que o povo do Amapá não se curve mais diante desse senhor cuja força não está no seu bigode de Sansão; e que a Justiça não dependa de Eros Grau, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello (primo do Collor).

De um lado estamos nós cada dia mais revoltados com o Senado e seus trezentos diretores indicados por atos secretos, do outro está o Diabo rezando prá que Sarney não morra... nem ele agüentaria esse homem nos quintos dos infernos.

Diretamente de um poço de ácido

Política Ácida

7 comentários:

  1. Falta o sarney escrever a auto-biografia e ser ator de filme pornô, aí eu fico fã.

    ResponderExcluir
  2. Alberto, obrigado pelo seu comentário. Na verdade o Glauber Rocha fez um documentário em 1966 chamado "Maranhão 66", quando o Sarney assumiu o Governo do Estado do Maranhão. Não sei onde anda esse documentário, só sei que o Sarney não gostou muito e o troço foi proibido. OU seja, o cara também já foi protagonista de filme, não se sabe se era bonzinho ou se sempre foi visto como mauzinho.

    ResponderExcluir
  3. Ele é quase um clint eastwood das telinhas brasileiras, bad to the bone!

    ResponderExcluir
  4. Só sinto não ter um tio como esse.
    Enquanto nós seres humanos pessoas comum, normais, temos que estudar muuuito, trabalhar dignamente para ter um salário e conseguir pagar nossas contas (isso já é um alívio), basta ter um tio ou ser parente desse clã para ter um salário acima dos $15.000.
    Vide abaixo o concurso que teve para incluir parentes do Sarney em cargos e salário nada comum para nosso País que hoje pertence a poucos como o próprio imortal Sarney.
    Você passaria neste teste?
    As questões foram elaboradas a pedido do digníssimo atual Presidente do Senado, para submeter seus parentes a uma prova, demonstrando que os mesmos têm capacidade para assumir os cargos que ocupam, e que essa história de nepotismo é pura inveja de quem não consegue arranjar uma boquinha...

    1) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________
    ( ) Roxo ( ) Preto ( ) Branco ( ) Rosa choque ( ) Amarelo

    2) Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______
    ( ) Tang ( ) Teng ( ) Ting ( ) Tong ( ) Tung

    3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso_______
    ( ) Pelo ( ) Pentelho ( ) Penugem ( ) Pena ( ) Cabelo

    4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________
    ( ) boates ( ) zonas ( ) cabarés ( ) relinho ( ) ciante

    5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________
    ( ) Volta Redonda ( ) Fluminense ( ) Flamengo ( ) Botafogo ( ) Vasco da Gama

    6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______
    ( ) maminha ( ) picanha ( ) alcatra ( ) lombo ( ) carne do sol

    7) Grande Bandeirante foi Borba _______
    ( ) Lebre ( ) Zebra ( ) Gato ( ) Veado ( ) Vaca

    8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil foi Pero Vaz de ________
    ( ) Anda ( ) Para ( ) Corre ( ) Dispara ( ) Caminha

    9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marques de _________
    ( ) Galinheiro ( ) Puteiro ( ) Curral ( ) Pombal ( ) Chiqueiro

    10) D. Pedro popularizou-se quando __________
    ( ) eliminou a concorrência
    ( ) decretou sua falência
    ( ) saturou a paciência
    ( ) proclamou a independência
    ( ) liberou a flatulência






    11) Pedro Alvares Cabral _____________
    ( ) inventou o fuzil ( ) engoliu o cantil ( ) descobriu o Brasil ( ) foi pra puta que pariu

    ( ) tropeçou mas não caiu

    12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________
    ( ) aumentou a tanajura ( ) botou água na fervura ( ) engoliu a dentadura

    ( ) segurou a coisa dura ( ) aboliu a escravatura

    13) Um grande ator brasileiro é Francisco Cu______
    ( ) sujo ( ) de ferro ( ) oco ( ) largo ( ) apertado

    14) O autor de Menino do Engenho foi José Lins do ______
    ( ) Fiofó ( ) Cu ( ) Rego ( ) Furico ( ) Forevis

    15) O mártir da independência foi Tira___________
    ( ) gosto ( ) cabaço ( ) que está doendo ( ) dentes ( ) e põe de novo

    16) D. Pedro I. as margens do Rio Ipiranga, gritou_______________
    ( ) Hortência volte!
    ( ) Eu dou por esporte!
    ( ) Como dói, prefiro a morte!
    ( ) Independência ou morte!
    ( ) Maria, endureceu! Que sorte!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Rosimeire, agora que passou a crise de riso por causa da prova dos familiares do Sarney, eu devo lhe dizer muito obrigado pelo seu comentário, mas também devo dizer que não lembro o comentário sério, pois os risos enfraqueceram a minha acidez. Volte sempre, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz essa prova, acertei tudo e fiquei em 121 mas não fui chamado ainda, fiquei puto por saber que ele só tem 120 funcionários! Da próxima eu mudo meu nome pra aNJoMau2020...

    ResponderExcluir
  7. Seja otimista Ronaldo ou então fique amigo de algum juiz e mude o sobrenome, aí quem sabe no próximo concurso você leva mais sorte.

    Abraços

    ResponderExcluir