19 de jul. de 2009

GIRO PELO MUNDO

RUANDA >>> O Tribunal Penal Internacional para Ruanda (TPIR) condenou a prisão perpétua um ex-prefeito de Kigali por ter ordenado o assassinato de mais de 60 crianças da etnia tutsi, no centro pastoral. Tharcisse Renzaho foi indiciado por genocídio, assassinato e estupro nos massacres que levou a morte mais de 800 mil pessoas da minoria tutsi. Uma perspectiva muito boa do que aconteceu em Ruanda pode ser vista a partir do filme Hotel Ruanda (Hotel Rwanda-2004) com a ator Don Cheadle e Nick Nolte.

IRÃ >>> Mohsen Namjoo, cantor e compositor iraniano foi condenado a 5 anos de prisão por desrespeito ao Alcorão nas letras de suas canções. A queixa contra Namjoo foi feita por um estudioso do texto sagrado afirmando que ele fez “performance insultuosa de versos canônicos”. Segundo a emissora iraniana PressTV, Namjoo pediu desculpas pelo incidente meses atrás, mas se encontra (para sua integridade) fora do Irã e não informa onde. Qualquer um faria o mesmo.

CORÉIA DO NORTE >>> O Governo de Kin Jong-il está agora tentando limitar o que o mercado interno pode ou não vender, além de instituir o número de horas que as lojas devem permanecer abertas. Cá entre nós, a ONU está esperando que o ditador Kin morra de complicações de saúde, já que este sofreu ultimamente dois derrames.

CHINA >>> O “The Guardian” da semana passada publicou uma entrevista com um adolescente que chinês de 17 anos que fora submetido a um sui generis tratamento de choque elétrico no cérebro em função do seu vício por Internet. A boa nova é que a China acabou com esse tratamento, mesmo depois de ter acabado com a paz de muita gente.

CHINA 2 >>> O Jornal espanhol “El País” divulgou essa semana que o grupo terrorista Al Qaeda está prestes a atuar contra cidadãos e interesses chineses na África como ato de vingança pela morte de muçulmanos uigures na região autônoma de Xinjiang. A coisa é complicada de entender: de um lado um governo que em nada se parece com um sistema socialista e do outro um grupo terrorista... sem comentários.

CHILE >>> Ao contrário do alarde que noticia a imprensa nacional e mundial o Chile, pelo menos a capital Santiago, não aparenta medo e paranóia com relação à gripe suína. Nas ruas não se vê nenhuma máscara, só no aeroporto é que se percebe um ou outro estadunidense com aquele troço na cara, mas aí de americano já era normal esperar isso.

BRASIL >>> Continua por aqui a mania do coronel do Maranhão, Zé Sarney, em querer se perpetuar no poder no Senado, em Brasília, no Maranhão, no Amapá e nos gabinetes de seus submissos senadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário