6 de set. de 2009

ENSINO SUPERIOR COM SÉRIOS PROBLEMAS!!


O último resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante), feito pelo MEC, causou menos impacto do que era previsto, não que o resultado tenha sido bom, que na verdade, não foi. Uma ou outra matéria na impressa e a coisa foi, como tudo neste país, esfriando e caindo rapidamente no porão do esquecimento, pelo menos até o próximo resultado. Avaliar o resultado das universidades públicas me parece um pouco complicado, já que a falta de estrutura física e docente é causada pelo próprio avaliador, neste caso, o Governo. Governo este que, também, autoriza o funcionamento de centenas de faculdades sem uma fiscalização devida, o que torna o ensino superior, apenas, um degrau burocrático para o diploma.

Para comentar o resultado do ENADE, o presidente do “sindicato” das faculdades particulares atribui boa parte da culpa pelo fracasso às escolas de educação básica, o que é uma meia verdade, meia porque é verdade que as escolas estão aprovando todo mundo de qualquer jeito, o que não autoriza as faculdades a fazerem o mesmo. Tudo se tornou um grande comércio, eu sei que isso não é nenhuma novidade, mas está extrapolando todos os limites. Logo, chegará o tempo em que não confiaremos mais nos diplomas, estes, servirão apenas para decorar paredes. A solução pra isso passa por uma séria política governamental que aumente o rigor nas fiscalizações, aprovações, avaliações...

Conversando com o coordenador de uma dessas faculdades particulares, que mais parecem uma bodega onde vendem certificados, ele me disse que as visitas do MEC para fiscalização é agendada previamente e que, como a faculdade não tem uma biblioteca decente, eles alugam uma para o dia da visita. É mole! Não se pode levar a sério um país que brinca de fazer educação, que só está preocupado com número de matriculados e aprovados, sem querer saber do aprendizado. Um ponto serve de consolo, é que, pelo menos, está existindo publicidade desses fatos, o que permitirá, cedo ou tarde, que se tomem providências sérias. Aos interessados num curso superior, visitem o site do MEC e pesquisem sobre a instituição.


P.S.: continuamos em greve!!!

Gustavo Alexandre
gustavo_objetivo@hotmail.com



3 comentários:

  1. Onde não alugam biblioteca, basta comprar coleções de resumos, manuais para concurso, sinopses, que o MEC vê apenas número de títulos e a relação deles com o número de alunos. As consultorias de ensino superior já têm relação do que adquirir baratinho para driblar a fiscalização.

    ResponderExcluir
  2. E a gente vai levando, e a gente vai levando..essa vida!

    ResponderExcluir
  3. A fiscalização dos cursos de graduação era pra ser algo semelhante a ficalização feita pela CAPES aos cursos de mestrado e doutorado.

    Não é mole um curso de mestrado e doutorado ter nível 3. pontuação minima para que um programa de /Stritu sensu/ possa funcionar!

    ResponderExcluir